fbq('track', 'AddPaymentInfo'); fbq('track', 'InitiateCheckout'); fbq('track', 'Lead'); fbq('track', 'ViewContent'); fbq('track', 'Purchase', {value: 0.00, currency: 'USD'});
top of page

A renovação do homem interior - Parte 1

Atualizado: 7 de nov. de 2022


“Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; não atentando nós nas coisas que se veem, mas sim nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, enquanto as que se não veem são eternas.” (2 Coríntios 4:16-18)


Vamos falar sobre 3 pontos muito importantes neste estudo, a começar por:


1. Coragem


Um dos maiores inimigos do homem é o medo, um espírito maligno que paralisa a fé e inopera a ação. Mas Deus quer que você saiba algo: Aquele que se renova por dentro perde o medo e ganha coragem. Portanto, pegue o medo e jogue-o no lixo. Agora, como fazer isso? Através do amor! “O que ama a Deus lança fora todo o medo.” (I João 4:18)


A Bíblia diz que Davi era pequenininho, mas o seu homem interior era grande. Isso é tão verdade, que Davi tragou e derrubou o gigante Golias (I Samuel 17). Davi não encontrou problemas, porque conhecia e amava a Deus, a tal ponto de rejeitar uma armadura de combate e confiar que somente com uma funda e uma pedra daria fim ao homem que mais amedrontava e afrontava o exército de Israel.


O homem renovado não compartilha e não aceita o medo, mas o renuncia, porque conhece o amor de Deus e reconhece que o medo é uma regência espiritual. Satanás planta medo em nossa alma, porque quer paralisar a fé e inibir a ação. Não devemos ser temerosos, mas, sim, ousados. Precisamos fazer exatamente o que a Palavra nos manda fazer: “Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de coragem, de amor e de moderação.” (2 Timóteo 1:7)


Como fez Davi ao incircunciso Golias, assim nós faremos também. Deus ampliará a medida do nosso homem interior, a ponto de tragarmos e derrubarmos qualquer gigante que queira ameaçar-nos. Você dirá para todas as situações adversárias que elas não conhecem a estatura do seu homem interior, que tem uma medida ilimitada.


2. Santidade


Há uma medida para o homem exterior e uma medida para o homem interior. O homem interior está associado a Jesus, como está escrito em Romanos 7:22, Efésios 3:16; 4:13). O homem exterior está associado a Adão (Romanos 5:14, I Coríntios 15:22). Talvez você esteja se perguntando: Como posso romper com a natureza de Adão e ter a natureza de Deus? Simples: Todo homem interior é chamado à santidade. Se a santificação fosse algo impossível, Deus não nos daria a ordem de Levítico 20:7. “Portanto, santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus.”


E se surgiu outra pergunta em seu coração em relação ao fato de como você pode ser renovado, isso também é simples: É só obedecer. Romanos 12:2 diz que é possível através da renovação da mente. Basta descobrir que é Deus quem opera isso em nós (Filipenses 1:6; 2:13). Há uma necessidade de reconhecermos que precisamos ser santos, pois esta é uma chamada irrevogável e sem negociação. Somos santificados por Deus e para Deus (João 17:17, Romanos 6:11). O Senhor tem um perfil e um caráter correto para nós.


Tudo o que é santo é separado, consagrado para, que está entregue. Você já não é mais de você, porque agora o seu viver é Cristo (Gálatas 2:20, Filipenses 1:21). Você foi separado para Deus, consagrado para Ele, e não pode ser mesclado com as coisas deste mundo. Você precisa estar associado às coisas de Deus e plenamente separado das coisas mundanas. O perfil de Deus é correto e juntos entraremos numa guerra para que possamos ser tratados. O homem interior que existe em nós precisa ser renovado. A Igreja em Células é uma estratégia que trouxe saúde de verdade, que nos faz reconhecer que precisamos de tratamento e, à medida que vamos sendo tratados, Deus vai nos dando pessoas para que possamos tratá-las e abençoá-las.


O nosso caráter precisa ser mexido e Deus colocará nosso caráter na prensa, porque Ele tem um perfil correto para cada um de nós, para nossas vidas. Deus quer que saiamos de um nível para outro. Porém a base para que cheguemos a níveis mais altos está na santificação e por isso precisamos buscar a santidade e esta só é possível através da fidelidade.



Continua...


1.327 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page