“Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; não atentando nós nas coisas que se veem, mas sim nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, enquanto as que se não veem são eternas.” (2 Coríntios 4:16-18)
No estudo passado falamos sobre 2 pontos muito importantes: Coragem e Santidade. Agora daremos continuidade aprendendo sobre Mordomia:
3. Mordomia
A renovação do homem interior e começa com a mordomia, com o cuidado de, verdadeiramente, caminharmos em aliança com Deus. É assim que mostramos quão comprometidos com Ele estamos.
Deus nos fez mordomos das Suas bênçãos. Como você tem administrado aquilo que o Senhor tem dado a você? “Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, que o Senhor porá sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.” (Lucas 12:42-44)
Deus tem os seus métodos de trabalhar com filhos. Ele sempre tem algo tremendo para derramar sobre nós.A graça do Reino é dar; Deus sempre dá. O dar de Deus é semente. Deus dá, porque sabe que vai colher no tempo certo. Quem se entrega a Deus, é guardado por Deus. O resistente e o soberbo serão punidos, mas o fiel será guardado pelo Senhor. “Amai ao Senhor, vós todos os seus santos. O Senhor preserva os fiéis, mas retribui com largueza ao soberbo.” (Salmo 31:23)
Quem não obedece à voz de Deus, atrasa a bênção. A melhor arma diante do confronto é a rendição. Com Deus não se discute. Se o Senhor diz que é para entregar e cuidar, devemos obedecer. Quando há entrega e cuidado, há confronto no inferno; está sendo declarado que você crê nas promessas de Deus. Quem entrega e cuida do que Deus entregou ganha crédito. O crédito é o suprimento de Deus.
O melhor ponto de investimento para a vida do homem é Deus, e todo crente deve proclamar a salvação do Senhor. “Não ocultei no coração a tua justiça; proclamei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua graça e a tua verdade.” (Salmo 40:10)
A Bíblia diz no Salmo 85:8-11: “Escutarei o que Deus, o Senhor, disser; porque falará de paz ao seu povo, e aos seus santos, contanto que não voltem à insensatez. Certamente que a sua salvação está perto daqueles que o temem, para que a glória habite em nossa terra. A benignidade e a fidelidade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram. A fidelidade brota da terra, e a justiça olha desde o céu.”
Portanto, quem anda nos caminhos do Senhor terá paz, retidão e a manifestação da glória e fidelidade brotarão da terra; os olhos do Senhor estarão do Trono, contemplando cada um. Deus anula maldições e conduz o crente em vitórias (Romanos 3:3). Os olhos de Deus procuram os fiéis da Terra para que com Ele habitem e O sirvam (Salmo 101:6).
É necessário vivermos verdadeiramente tudo o que temos ouvido e visto, para que a nossa mente seja renovada a ponto de conseguirmos externar no espírito, na alma e no corpo que somos uma nova pessoa no Reino. Com essa completude, nenhum gigante, nem pecado, nem infidelidade nos assaltarão, e veremos que é possível deixar de ser homens e mulheres corrompidos e nos tornarmos homens e mulheres renovados no nosso interior.
Comentários