
“Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. Quanto a mim, os meus pés quase resvalaram; pouco faltou para que os meus passos escorregassem. Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. Não há apertos na sua morte; o seu corpo é forte e sadio. Não se acham em tribulações como outra gente, nem são afligidos como os demais homens. Pelo que a soberba lhes cinge o pescoço como um colar; a violência os cobre como um vestido. Os olhos deles estão inchados de gordura; trasbordam as fantasias do seu coração. Motejam e falam maliciosamente; falam arrogantemente da opressão. Põem a sua boca contra os céus, e a sua língua percorre a terra. Pelo que o povo volta para eles e não acha neles falta alguma. E dizem: Como o sabe Deus? E: Há conhecimento no Altíssimo? Eis que estes são ímpios; sempre em segurança, aumentam as suas riquezas. Na verdade, que em vão tenho purificado o meu coração e lavado as minhas mãos na inocência, pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã. Se eu tivesse dito: Também falarei assim; eis que me teria havido traiçoeiramente para com a geração de teus filhos. Quando me esforçava para compreender isto, achei que era tarefa difícil para mim, até que entrei no santuário de Deus; então percebi o fim deles. Certamente tu os pões em lugares escorregadios, tu os lanças para a ruína. Como caem na desolação num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores. Como faz com um sonho o que acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás as suas fantasias. Quando o meu espírito se amargurava, e sentia picadas no meu coração, estava embrutecido, e nada sabia; era como animal diante de ti. Todavia estou sempre contigo; tu me seguras a mão direita. Tu me guias com o teu conselho, e depois me receberás em glória. A quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; do meu coração, porém, Deus é a fortaleza, e o meu quinhão para sempre. Pois os que estão longe de ti perecerão; tu exterminas todos aqueles que se desviam de ti. Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; ponho a minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as suas obras.”
Asafe era um homem de profunda maturidade, de quase 70 anos de idade, que experimentava comumente a presença de Deus, pois era acostumado a entrar no Santíssimo lugar. Estava consolidado acerca dos feitos e das maravilhas de Deus e de quão maravilhoso e abençoador é o Senhor para o Seu povo.
Contudo, no Salmo 73, compreendemos os desafios que trilhamos para permanecer íntegros no caminho do Senhor. Asafe, homem íntegro, cantor mor do rei Davi, levita que compôs 12 Salmos de caráter profético, retrata os dilemas e conflitos da alma humana.
A Bíblia chama Asafe de vidente – aquele que vê no reino do espírito. Ele não era apenas um levita que cantava, ele também profetizava; era um adorador esplendoroso, um homem de profunda intimidade com Deus e que possuía muitos elementos de integridade no seu caráter, mas, ainda assim, ele diz:
“Meus pés quase se desviaram”
Ninguém melhor do que um levita, que é sensível, para expressar os conflitos da alma. Asafe, repentinamente, se encontra assaltado em sua fé; chegou a um determinado momento de sua vida, após uma séria reflexão, e viu que era como se tudo que havia vivido, tivesse sido um terrível desperdício.
Há um espírito demoníaco que é liberado sobre todos os que operam legitimamente no Reino de Deus. Surge um momento de ataque em nossa vida que parece que tudo não passa de um desperdício. Olhamos ao nosso redor e parece que não importa o quanto estejamos trabalhando, nada acontece. Uns passam por uma guerra de finanças, outros enfrentam dificuldades em outras áreas. Isso é uma assolação e tentação para que você olhe e diga que não vale a pena servir a Deus, ler a Bíblia, ser líder de célula e trabalhar para o Reino.
O diabo começa com as suas sugestões e apresenta a vida dos ímpios que prosperam mais... E porque você está contaminado, começa a acreditar em mentiras. Você precisa entender que esse sentimento não é um privilégio de fracos, mas que os homens mais íntegros e consagrados podem ter a visitação do mal e olhar na direção errada. Essa foi a sensação de Asafe.
Durante toda a vida, ele creu na bondade de Deus com os homens de coração limpo, mas, próximo de seus 70 anos, subitamente, começou a colocar essa convicção em dúvida e pressentiu o limiar da apostasia. No verso 2 ele diz: “Quanto a mim, os meus pés quase se desviaram; pouco faltou para que os meus passos escorregassem.” O que aconteceu com esse ser tão maduro e abençoado? Asafe percebeu que seus pensamentos estavam guiando-o a um caminho escorregadio.
Se você está percebendo que está em um caminho escorregadio, volte-se para Deus. Ele irá levantá-lo e firmá-lo na Rocha, Jesus de Nazaré. E você dirá: Livrou-me de um charco de lama e pôs os meus pés em um lugar firme. Jogue a lama nos esgotos da vida e continue com Deus, pois Ele é fiel.
Na construção do caminho de integridade, precisamos manter os olhos firmes no propósito de servir a Deus. Ainda que, apesar de e a despeito de, continuaremos olhando para Ele firmemente. Precisamos manifestar um caráter aprovado, como testemunho de que fazemos parte do povo de Deus.
Continua...
Comments