IMPEDIDOS PELO ESPÍRITO SANTO - Parte 6
- MIR ONLINE
- 9 de fev.
- 3 min de leitura

“E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.” (Atos 16:6)
O Senhor nos deu a visão de que nem tudo que acontece conosco é uma obra do inimigo, mas é o próprio Deus nos treinando para algo inimaginável. Se Jesus não tivesse sido treinado no deserto, não teria nos consolidado nas gerações. Se os Apóstolos não tivessem sido impedidos pelo Espírito Santo, não teriam nascido as igrejas da Ásia. Se a igreja não tivesse sofrido a perseguição, não teria nascido o avivamento geográfico (a diáspora foi responsável por isso).
Por duas vezes aparece em Atos, o Espírito Santo impedindo os Apóstolos para não fazerem evangelismo em algumas áreas. “E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lhopermitiu.” (Atos dos Apóstolos 16:6,7)
Agora, para que os Apóstolos não ficassem sem direção, o Espírito Santo, em sonhos, ministrou a Paulo em uma visão para ajudarem a Macedônia. “E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.” (Atos dos Apóstolos 16:9,10)
ENTENDENDO O IMPEDIMENTO DO ESPÍRITO
Quando entendemos o impedimento do Espírito, Deus abre nossa visão para algo incomensurável. Ali, Paulo confrontou o espírito de engano que possuía uma jovem, foi contra-atacado e sofreu muito, porém o resultado foi que o poder de Deus se manifestou e trouxe um avivamento. Como?
Você vai entender o que Deus faz como estratégia para que o propósito se cumpra:
“E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu. E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados. E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade, e nos expõem costumes que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos. E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.” (Atos dos Apóstolos 16:16-24)
Não parece que o Espírito Santo colocou os Apóstolos e líderes em uma cilada? Pois bem, a estratégia não era levá-los ao sofrimento, mas por intermédio de uma prova, estarem com a experiência mais aprofundada com o Espírito de Deus e terem certeza de que depois das provas vêm um grande milagre. Por causa dessa prisão começou a colheita de vidas.
“E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos. E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para ser salvo? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e alegrou-se de que com toda a sua casa havia crido em Deus.” (Atos dos Apóstolos 16:25-34)
コメント