“Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos.” (Efésios 1:18)
Pela fé, temos uma herança, que firma o nosso pacto com Deus. O livro de Gênesis relata a resolução de Deus em criar o homem à Sua imagem e semelhança (Genesis 1:26). Então, dentro dos nossos direitos de herança, a primeira coisa que descobrimos é que fomos feitos para parecermos com Deus.
CRESCER, FRUTIFICAR E MULTIPLICAR
Um líder nunca fica estático. Sempre está evoluindo. Este é um fator cíclico, tanto no físico quanto no espiritual. Você, agora, não é mais o mesmo de quando começou a ler este estudo, pois houve um acréscimo de conhecimento. O crescimento está relacionado ao grande número de pessoas que se estão agregando a nós; é a COLHEITA.
O líder só terá multiplicação quando lhe for revelado o que é crescimento. Se não for assim, não poderá multiplicar. A ordem é crescer e depois multiplicar. Se não entendermos isso, não passaremos de um grupo de pessoas que, embora seja organizado, não tem a consciência de governo que Deus quer que tenhamos.
A frutificação nos mostrará como somos e com que tipo de pessoas estamo-nos relacionando. É o que nos mostrará que doutrina está formando nosso caráter. Você conhece o tipo da árvore pelo fruto que ela dá. Algumas árvores são facilmente reconhecidas, outras não. Frutificação é doutrina, caráter e santidade.
Quando nosso ministério cresce, começamos a influenciar nossos liderados, implantando uma doutrina no coração deles. Após o crescimento, temos que plantar imediatamente as sementes da doutrina, para que venha o fruto. E, então, plantaremos a santificação, que está relacionada ao caráter. Seus liderados terão um caráter irrepreensível, seguindo o seu exemplo.
As células estão debaixo de uma administração, que é exercida pelo modelo dos 12, que fará com que estejamos seguros, porque é um modelo gerado num testemunho de crescimento com doutrina, caráter e, o primordial, a santidade. Isso forjará em você um líder de excelência.
A despeito das crises, você terá consciência das suas responsabilidades; ainda que venham situações e palavras duras, isso só servirá para trazer os ajustes necessários. Em João 6:60-68, vemos como muitos discípulos de Jesus não estavam preparados para ouvir o que Ele dizia.
A Bíblia faz questão de mostrar que há diferença entre alguns discípulos e os 12. Existem discípulos gerenciando células, mas não têm maturidade para ouvir coisas como os 12 têm. Os 12 passam por provas, por crises diferentes das células, mas todos são aprovados, porque têm doutrina e caráter irrepreensível.
A multiplicação. Quer saber o que é exagero divino? Em Gênesis 17:2, Deus fez uma aliança com Abraão dizendo que multiplicaria a descendência dele exageradamente. Seria algo extraordinário, uma multiplicação como as estrelas dos céus e como a areia do mar.
Por que as estrelas? Porque quanto mais escura fosse a noite para Abraão, mais as estrelas iriam brilhar. E por que a areia do mar? Porque Abraão andava próximo ao mar Mediterrâneo e lembrava-se de que tinha uma promessa: que sua descendência seria numerosa como cada grão de areia, que não se podia contar. Deus deixou uma referência para a noite, e outra para o dia, para que lembrássemos dia e noite que Ele não mente jamais.
Continua...
Comments