fbq('track', 'AddPaymentInfo'); fbq('track', 'InitiateCheckout'); fbq('track', 'Lead'); fbq('track', 'ViewContent'); fbq('track', 'Purchase', {value: 0.00, currency: 'USD'});
top of page

Líderes Frutíferos - Parte 1


“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. (João 15:1,2)


Como líderes, precisamos estar firmados na Videira Verdadeira, que é Jesus, para frutificarmos e cumprirmos o chamado que recebemos do Pai. Lembrando que a promessa é que Deus limpa somente aquele vai produzir mais, aquele que se tornará frutífero.


A geração de líderes frutíferos não é de interesse pessoal, mas do interesse de Deus. É Deus quem quer levantar uma geração de líderes frutíferos. Jesus diz que é a Videira Verdadeira, e Ele está atestando que existem videiras que não são verdadeiras.



A VIDEIRA VERDADEIRA, JESUS


No livro de Oséias 10:1, diz que Israel é a videira frondosa. Israel é a grande videira, era o centro, e todos quantos queriam ilustrar Israel, chamavam de videira, de sinal profético frutífero ou de figueira. Então, vamos entender porque Jesus diz que Ele é a Videira Verdadeira.


Quando Josué entrou na terra prometida, trouxe, com seu amigo Calebe, o fruto da vide, que era o sinal de que a terra era exatamente a terra da promessa. Ali estava o sinal. Eles trouxeram três frutos, a Romã, o figo e a uva – fruto da videira.


1. Romã


A romã é sinal de domínio das nações. As moedas em Israel, até os dias de César, traziam a romã como insígnia, porque a romã é a fruta que dá em todos os territórios mundiais. Qualquer cidade conhece a romã. Existe a romã doce e a romã amarga. Ambas servem de remédio para todos os tipos de doenças respiratórias.


2. Figo


O figo é o sinal das completudes dos ministérios. Onde há figo há o sinal da completude dos ministérios. A figueira tem na sua folha cinco pontas, que segundo os analistas judeus messiânicos, cada ponta sinaliza para o ministério quíntuplo, Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor e Mestre. Então descobrimos que é um sinal de promessa de território local, e Oséias diz que Israel é a grande figueira.


O figo é um sinal de domínio de território, porque o figo, em Israel, até hoje, é atestado como um milagre, pois pela terra não seria possível dar figo. É até possível dar oliveira, mas não é possível dar figo, porque para que nasça o figo, a terra tem que ser muito drenada, preparada, trabalhada; esse não é o caso de Israel. Mesmo assim, o figo lá dá em lugares secos. Isto é promessa do Messias: que Israel teria como sinal o figo – semente territorial local e a romã – semente universal.


3. Videira


A videira é sinal da promessa do Messias, porque a uva representa o sangue da terra. Era um sinal de que aquela terra pertencia ao Messias. Jesus se apresenta como a Videira Verdadeira e esperada. Então quando os discípulos ouviram isso se alegraram, porque mais uma vez Jesus estava testificando que era a esperança, o Messias. Mas os rabinos helênicos, zelotes, saduceus e ortodoxos de outras ramificações, começaram a persegui-lO a partir daí, pois a videira seria Aquele que iria aglutinar discípulos, aglutinar multidões. Por isso que o discurso de Jesus sobre a videira fala de relacionamentos, de amizades, de discipulado e servos.


Alguns serão servos, outros serão discípulos, outros serão amigos. E Jesus entra nessa tríade explicativa de relacionamentos: servos, discípulos e amigos. Ele mostra a identidade do Reino, a partir desse discurso. Quando Ele se autodenomina de Videira Verdadeira estava dizendo que iria transpor o entendimento deles do que é um território local.


Continua...

758 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page