fbq('track', 'AddPaymentInfo'); fbq('track', 'InitiateCheckout'); fbq('track', 'Lead'); fbq('track', 'ViewContent'); fbq('track', 'Purchase', {value: 0.00, currency: 'USD'});
top of page

O LÍDER VENCE AS AFLIÇÕES - Parte 2


“Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra.” (Salmos 34:19)


Nosso estudo não é sobre aflição, mas sobre livramento. Porém, precisamos saber do que teremos livramento. Em Naum 1:7-9, a Bíblia diz que Deus é nossa fortaleza no dia da angústia, conhece Seus filhos nesse dia e nós não passaremos pela mesma angústia duas vezes. “O SENHOR é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele. E com uma inundação transbordante acabará de uma vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos. Que pensais vós contra o SENHOR? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia.”


Três líderes na Bíblia tiveram aflições inenarráveis. Vamos aprender com eles a vencer as aflições e ter o caráter formado na guerra:


ABEL


Abel tinha o mais terrível inimigo que um ser humano pode adquirir: O próprio irmão. Hoje em dia, graças a Deus, muitos “Abéis” estão vivos. Porém, não podemos nos esquecer de que, infelizmente, não faltam os “Cains”. Caim não está longe, está dentro de casa, é um estrategista maligno, homem possesso de furor, inveja, com espírito de competição. Na Igreja, muitas vezes, é difícil detectar Abel, mas é fácil saber onde está Caim.


Hoje vemos mais características de Caim do que a benevolência de Abel, em muitas pessoas. Não vemos as pessoas apascentarem adequadamente, não por falta de ensino, mas por falta de caráter. Defraudam de uma forma terrível, ferem e parece que nem se dão conta de tais atitudes; perderam o temor.


Abel é adorador; Caim, competidor. Não há como a competição ganhar da adoração. Se um indivíduo já descobriu o caminho do Trono, não será confundido, porque só quem sabe valorizar esse caminho é o adorador e o adorado. E Deus disse que conhece o adorador, porque busca por ele: Deus procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” (João 4:23)


JOSÉ


José foi um homem manso, líder e visionário. Ao contrário de Abel, que só tinha um inimigo, José tinha 11 inimigos dentro de casa; isso porque não possuía mais irmãos. Quanto mais irmãos tivesse, mais assolado seria. É assim: Quanto mais liderança você tiver, mais inimigos se levantarão. Só que o problema não é lá fora, é dentro. Davi disse: “Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido. Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo. Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus.” (Salmos 55:12-14)


Numa situação assim, você não pode fazer nada, mas certamente conhece uma rota de quem pode fazer tudo. Então, entregue todas as coisas nas mãos do Senhor. Seu irmão não é seu servo, é servo de Deus, então, Deus cuida dele. Não faça nada, mas entregue nas mãos dAquele que pode fazer tudo.


Quando José se tornou governador, podia usar de sua posição, reivindicar seus direitos a Faraó e se vingar de seus irmãos. Mas Deus mesmo fez com que estes fossem a José e se prostrassem diante dele. isso mostra que quando o líder tem o caráter ajustado, irrepreensível e santo, todos aqueles que o afligiram virão e reconhecerão a sua autoridade. Autoridade não se respalda do dia para a noite, é uma conquista no tempo. É no tempo que vamos saber se a pessoa tem ou não a personalidade, o temperamento domado e o caráter irrepreensível.


José era alguém que não tomava sua própria defesa. Ele era um líder que despontava um nível maior de excelência na sua liderança. Então, quem tem uma célula terá perseguição suficiente para uma célula. Quem tem dez terá um pouquinho mais de perseguição. Quanto mais líder você for, mais perseguições, mais deformidades de caráter encontrará. Muitos tentarão julgar seu ministério, sua liderança, sua vida, mentir sobre você. Mas você está na cláusula da promessa em Mateus 5:11-12: “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.” Isso é o livramento na aflição.


Continua...


521 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page