
“Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra.” (Salmos 34:19)
Na parte final deste estudo, vamos continuar aprendendo sobre os três líderes na Bíblia que venceram as aflições e tiveram o caráter formado na guerra.
JOSUÉ
Josué foi um homem enérgico, santo, irrepreensível e conquistador. Como líder, suportou a pressão pela qual teve de passar. Quando despontou na liderança, tinha um povo chefiado por 10 homens de influência. Todo o povo se voltava contra Josué e Calebe, com pedras na mão para matá-los (Números 14).
Quando você tem uma liderança em evidência, líderes fortes na cidade, estado, nação, tentarão conspirar contra você e seu ministério. Quem eram os inimigos de Josué? Eram líderes de autoridade; já não eram irmãos da mesma tenda, da mesma casa. Eram guias de multidões, cada um de uma tribo. Eram líderes escolhidos a dedo para terem seu caráter forjado, mas a mediocridade não permitiu que eles vissem o que Josué viu.
Como líder, sabemos que Josué suportou a pressão pela qual teve de passar. Ao seu lado, teve um grande aliado, seu amigo Calebe. Josué teve uma percepção diferente da que os outros espias tiveram porque ele viu no dia em que Deus disse para Moisés subir o Sinai sozinho. Josué foi após ele, e ficou no pé do monte para beber da glória de Deus.
Josué era um discípulo que buscava andar sempre muito próximo ao seu líder. Quanto mais perto do líder você andar, mais visão ampliada terá, mais fácil também será vencer os desafios que se apresentam. Se você quer crescer, multiplicar, dar resultados, caminhe lado a lado com o líder. Josué e Calebe foram os únicos que não aceitaram relatório contrário à promessa de Deus. Então, vemos a responsabilidade desses dois e, como um andava com o outro, trouxeram o fruto da terra, que era grande, visível, desejável e despertou ira e ciúmes nos outros espias.
Se você quer ser frutífero, ande com o seu líder. Os isolados não dão fruto. É uma questão de inteligência, percepção e sabedoria. Você deve agir, acordar e ficar ao lado do líder. Se você não agir, não conquistará, então dê um passo de fé e aja. Observe como os que andam distante são mais críticos, cheios de evasivas, com murmurações, vendo a terra de longe, olhando os gigantes e se sentindo um gafanhoto.
Calebe conquistou a terra que lhe cabia por herança 45 anos depois de tê-la espionado e, mesmo com 85 anos de idade, ainda estava com a mesma força e vigor na alma de um homem de 40 anos. Os outros espias não receberam nenhuma referência. Calebe recebeu porque andou com o líder Josué e este porque andou com Moisés. Quanto mais perto você andar do seu líder, mais criticado será, mas não se preocupe porque mais frutífero também será.
Se você não estiver bem sedimentado na missão para a qual Deus o chamou, você desistirá facilmente na primeira guerra, na primeira empreitada que o diabo fizer. Mas se houver convicção em seu coração você será indesistível, mesmo que os gigantes se apresentem, eles serão como nada diante dos seus olhos.
Vamos crescer por níveis e teremos um caráter transformado e ajustado. Teremos uma vida saudável; nosso temperamento transformado pelo Espírito Santo e a nossa personalidade ajustada na presença do Todo-Poderoso.
Abel, José e Josué não deixaram de cumprir o que Deus havia mandado, independente de morte, de violentações na alma, de guerra entre o próprio povo. Foram personalidades que se transformaram em modelo, verdadeiros exemplos de homens valorosos.
A aflição de Abel, José e Josué são respaldos para nos ajudar a vencer. Na crise, nasce o líder. Se você quer ser líder, saiba que sua liderança será forjada nas crises. A crise é uma guerra para manter o que já foi ajustado e vencer áreas ainda não conquistadas.
Como líder, jamais esqueça de que na crise temos oportunidade de cumprir duas vontades: A nossa ou a dAquele que nos legitimou e nos chamou para exercer um caráter de liderança que tem uma guerra para vencer. Deus não deixará de cumprir o Seu propósito. E você, o que fará?
Comments