fbq('track', 'AddPaymentInfo'); fbq('track', 'InitiateCheckout'); fbq('track', 'Lead'); fbq('track', 'ViewContent'); fbq('track', 'Purchase', {value: 0.00, currency: 'USD'});
top of page

Rosh Hashaná - Ano Novo Bíblico

Atualizado: 16 de set. de 2023




O Rosh Hashaná de 2023 começou no pôr do sol, desta sexta-feira (15), e vai até o anoitecer deste domingo (17). Na contagem judaica, é a comemoração da chegada do ano 5.784.

Esse é um evento muito aguardado pelo povo judeu e que marca o início de mais um ano no calendário hebraico. Muitas famílias mantêm a tradição de se reunir para comer maçã e mel e declarar um ano novo doce e feliz.


No hebraico, a palavra Rosh significa “Cabeça”, “começo”, e Hashanah significa “Ano”. Essa celebração lembra o nascimento do primeiro ser humano criado por Deus, Adão.


Os judeus acreditam que, neste período, o Senhor os convida para voltar às raízes hebraicas e para a prática do jejum e do arrependimento, seguindo o ensinamento do livro de Joel 2:15: “Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene.”


Segundo a tradição, em Israel, neste período, várias trombetas são tocadas e o som do shofar faz um chamado, um alerta, para que todos entrem em reflexão, tanto coletivamente, enquanto nação, quanto individualmente. É um convite para um despertar de arrependimento e de proximidade com Deus.


O tocar das trombetas ou shofar é imprescindível, e isso por conta de todo o seu significado. O som do shofar é uma chamada de alerta e despertar para nós, mas é opcional para cada pessoa se vai ou não se arrepender e se aproximar mais de Deus.


Shaná Tová!

Feliz Ano Novo Bíblico!

79 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page