“E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça. Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor que te tirei de Ur do Caldeus, para te dar esta terra em herança.” (Gênesis 15:6-7)
Chegamos ao ponto em que o homem chamado Abrão surge no cenário bíblico. Este homem tem grande importância, pois através dele podemos conhecer ainda mais de Deus.
Abrão é aquele a quem Deus decide dar a conhecer mais de si. É com ele que Deus firma alianças e por meio delas, Deus revela mais de si ao homem.
Os textos bíblicos que narram a trajetória de Abrão com Deus revelam uma jornada marcada por diálogos e afirmações de propósitos entre eles.
Disse Deus, é a expressão que aponta a fala da parte de Deus em direção a Abrão. Respondeu-lhe, é a expressão que afirma a interação de Abrão com Deus. Este tipo de interação não ocorre entre um homem e um objeto, mas entre partes que possuem qualidades pessoais.
Deus é uma pessoa. Ele se revela ao homem interagindo com o mesmo. O homem, por sua vez, tem a capacidade de corresponder a esta iniciativa divina. Deus está sempre tomando iniciativas para se dar a conhecer.
Abrão quando corresponde a estas iniciativas divinas, revela-nos o que Deus também espera de todos nós: uma resposta em sua direção.
Abrão reconhece que Deus é Senhor, capaz de lhe fazer promessas e cumpri-las. Quando à semelhança de Abrão respondemos às iniciativas de Deus, devemos também nos preparar para reconhecer seu senhorio e entender que, ao nos submetermos a Ele, estaremos dando-lhe a abertura para nos revelar as suas poderosas promessas.
Conhecer a Deus e experimentar Sua autoridade e senhorio nos proporcionará boa direção e acesso aos maiores e nobres projetos que Ele quer nos conceder.
Em Cristo Jesus,
Ap. Wagner Pacheco
Diretor de Educação MIR
Comentários