“Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz.” (Romanos 8:5,6)
Deus tem sido bom e paciente com a igreja, até porque tudo tem um propósito. A igreja passou por muitas fases, e cada uma delas estava debaixo de um decreto. A igreja primitiva, para ser o ícone de avivamento, precisou do poder do Espírito Santo.
Ao longo da história, alguns líderes deixaram de viver o mover de Deus nas ruas e igrejas para discutirem quem é Deus nas suas academias, tentaram colocar o Senhor em uma caixa e perderam, em muito, as novidades do Eterno para aquele tempo e a geração não desfrutou dos milagres que era direito dos que criam.
As igrejas têm as características dos líderes que as lideram: Se são racionais, o rebanho fica cético; se são espirituais, o rebanho fica crédulo. O que tem atrapalhado o mover do Espírito é a influência da alma, confundir alma com o Espírito (Hebreus 4:12).
UMA IGREJA NASCIDA DE NOVO
Muitos estão confundindo palavras proféticas, cair ao chão debaixo do poder de Deus, falar em línguas, interpretar línguas, sinais, prodígios, maravilhas e milagres com ações da alma. Existem coisas que estão no campo da alma, mas a igreja no mover do Espírito o resultado é no caráter. “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” (João 3:6)
A doutrina é muito importante para identificar uma igreja que seja genuinamente nascida de novo de uma comunidade que se move somente com manifestações de alma.
Qual a diferença? Simples, está no resultado da vida das pessoas. Quantas pessoas eu conheço que são membros de uma igreja e nunca romperam com o passado. E, quantas pessoas eu conheço que, ao nascerem de novo, já tomaram uma postura da nova identidade no Reino.
Jesus já advertia os mestres da lei, como a Nicodemos: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João 3:6)
Sem o novo nascimento não existe manifestação de vida nova, nem a possibilidade de mudança de caráter. Vir à igreja é muita coisa, mas não é garantia de vida eterna; vida eterna é para quem nasceu de novo.
Nós que somos educadores no Reino, precisamos manter nossa vida devocional em dia, até para o adversário não ganhar vantagens nos nossos passos. Billy Graham dizia: “Não saia do seu quarto pela manhã, até que Deus lhe entregue a agenda do dia”. É muita intimidade com o Espírito Santo.
Deixe-me dizer algo: Depois de gestar intimidade, de verdade, com Deus, você será guiado pelo Espírito Santo. Muita coisa vai sair da sua vida, em compensação o que é do Reino se ampliará (João 3).
Como resolver o problema da igreja dos dias atuais? Só há uma solução: DEDICAÇÃO – MANTER A VIDA DEVOCIONAL EM DIA. Todos os dias, há mais de 40 anos, eu tenho minha devocional com Deus, e agora, nos últimos 10 anos, eu as escrevo para ser abençoado e para abençoar. Vamos nos dedicar!?
. Dedicação à intimidade com Deus
. Dedicação à leitura da Palavra
. Dedicação à oração com a Palavra viva nos lábios
. Dedicação ao jejum
. Dedicação em comprometer os liderados à mesma vida.
Se tiver o exemplo teremos resultado. O conselho de Paulo a Timóteo foi: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” (1 Timóteo 4:12-16)
Essas instruções estão vivas para o dia de hoje.
Continua...
Olá, poderiam informar quando acaba esse estudo?