“E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Zacarias 4:6)
Você observou que depois da guerra Abraão ficou mais rico? E o impressionante, segure-se aí para entender, os bens que Ló levou de Abraão, e as riquezas que estavam nas mãos de Ló, que os reinos sequestraram, agora, por legalidade na guerra, Abraão herda de volta TUDO e Ló fica sem nada. NADA!
Toda guerra é semente para um novo território. A vida dá voltas! Pensamos que as irregularidades são beneficiárias quando, na verdade, tornar-se-ão um laço de fracasso para o nosso futuro.
A postura de Abraão, sem nenhuma revolta, fê-lo ser restituído de tudo que perdeu, só que agora muito mais ampliado que antes. “Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra, jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão; salvo tão somente o que os jovens comeram, e a parte que toca aos homens que comigo foram, Aner, Escol e Manre; estes que tomem a sua parte.” (Gênesis 14:22-24)
ABRÃO ERA CONDUZIDO POR DEUS
Então, você viu uma guerra instalada e como o adversário agiu, mas o Espírito do Senhor conduziu seu servo para ter um outro nível de experiência e agregar riqueza na sua direção, e foram abatidos todos os seus adversários.
Aqui aprendemos um princípio que não pode ser esquecido: “Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; caia eu, pois, nas mãos do SENHOR, porque são muitíssimas as suas misericórdias; mas que eu não caia nas mãos dos homens.” (1 Crônicas 21:12)
Às vezes, por causa da nossa alma infectada com tantas notícias ruins e tantos traumas somatizados, não percebemos que estamos funcionando na alma e não no Espírito. O mover do Espírito na igreja não está na força do braço, mas em uma dimensão que os comuns não podem imaginar.
Quando falamos que não é por força nem violência, mas pelo Espírito, não sei se você detectou que quem está falando é o Senhor dos Exércitos. “E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Zacarias 4:6)
Ter uma vida no Espírito não nos isenta de batalhas, ao contrário, temos adversários e adversidades; o diabo, o mundo e a carne são agentes provocadores de guerra em dimensões diferentes, e a alma (mente) é o campo de batalha, por isso nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra as hostes infernais da maldade que operam nas regiões celestiais. Devemos estar preparados o tempo todo.
Observe Abraão e todos os níveis de guerra que enfrentou para manter o padrão da vida com Deus sem negociar a unção do Espírito na sua vida. Na verdade, ele não sabia mais se mover sem Deus e a direção do Seu Espírito.
Quais as guerras que Abraão teve?
. Guerra interior
. Guerra familiar
. Guerra territorial
Nas três dimensões, ele obteve vitórias. Então, você que tem experimentado batalhas na mente, na família ou no território, fique firme, você já sabe como vai acabar. Abraão não tinha referências para olhar para trás e dizer: “Como fulano venceu, eu vou vencer!”. Ele só conhecia Deus e os decretos que estavam sobre a vida dele.
Hoje, temos o modelo de fé, a vida governada pelo Espírito que Abraão desenvolveu e os subsequentes homens de Deus que são uma escola para nós.
Não temos desculpas! As histórias sempre começam parecidas e terminam de forma similar. Nessa batalha, você sairá vencedor! Só não utilize a carne como ferramenta, dependa do Espírito como valor maior na guerra e será impossível não sair vencedor.
Continua...
Comments