“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.” (Mateus 4:1)
Viver no Espírito e andar no Espírito se torna uma ameaça para as trevas e uma afronta para os que caminham desalinhados com o propósito divino. Nunca é tarde para decidir mergulhar na presença de Deus e, claro, por Ele reformatar a mente para responder condignamente a este mundo hostil.
Estou convicto de que nossa geração e as gerações futuras precisarão desse mover de forma ampla para se valer da promessa que diz que a graça de Deus será maior do que o pecado que está na geografia. “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.” (Romanos 5:18-21)
O ESPÍRITO SANTO NOS GUIA À VERDADE
O Espírito Santo é nosso aliado, vive dentro de nós e nos guia à toda verdade. Se eu crio alternativas e vou por outras veredas são decisões próprias e não orientadas por Ele. Se decidimos desobedecer aos comandos que Ele nos dá não há como evitar consequências, e não podemos debitar na conta de Deus decisões que são tomadas na carne.
A promessa de que Ele nos levará à toda verdade deve ser levada a sério. “Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.” (João 16:12-15)
Estamos convocados por Deus para viver uma vida diferente da que os homens comuns vivem e da vida que os crentes carnais adotaram. Não podemos confundir propósito divino com escolhas humanas, pois ambos terão resultados. Quais? Uma escolha que honra os céus e outra que satisfaz os desejos da carne. O que é mais forte em você?
Ninguém viverá na plenitude desejando caminhar na rota dos medíocres. Ninguém irá saborear vitórias estando em campos que o Senhor não autorizou entrar. Sair dos lugares confusos e entrar em ambientes de promessa (ainda que seja um deserto para ser treinado) nos faz ter experiência com o Espírito Santo, vendo claramente como o adversário foi derrotado.
Nessas lutas que passamos diariamente, ou ganharemos ou perderemos, pois somos solicitados a todo momento a adotar perfis que não são da nossa nova natureza. “Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” (Efésios 4:21-24)
Adotar uma natureza paralela tem prejudicado a caminhada de muitos que são seduzidos pelos negócios dessa vida. Temos que perguntar ao Senhor se Ele nos autoriza ou deseja que estejamos em certos ambientes e posições, e se foi escolha dEle ou desejo da nossa alma. Ou, até mesmo perguntar se foi um desejo da carne estar em lugares de risco, ou ocupar o lugar do Espírito. Precisamos nos fazer essas perguntas todos os dias, pois é melhor estar em um deserto sendo tentado pelo diabo do que estar em uma mesa farta que tem proposta de perversão dos nossos valores.
CHEIO DO ESPÍRITO SANTO
Um líder cheio do Espírito Santo sempre vai conhecer dimensões que não são dadas a homens comuns, por isso precisamos entender que nossa consagração é uma ameaça às trevas, pois o adversário sabe que quando nos movemos no Espírito, Deus nos revela coisas grandes e profundas, e denuncia as tramas de Satanás.
Se quisermos perscrutar os segredos de Deus e mergulhar nos Seus oráculos, devemos ser conscientes de que vamos ver coisas que não se podem relatar a todos, pois o mundo espiritual vai se abrir e iremos caminhar, literalmente, com Deus e seremos a afronta no território onde vivemos. “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” (1 Coríntios 2:10,11)
Ao mesmo tempo, podemos desfrutar da intimidade com Deus, que Ele releva aos que tem intimidade e aliança com Ele. “O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.” (Salmo 25:14). Somos desafiados a aprender a lutar contra o reino espiritual da maldade, pois o que está em jogo são as vidas e um homem de Deus consagrado ao Senhor é um saqueador das almas que estavam aprisionadas nas mãos do adversário.
Quando Jesus foi ao deserto ser tentado pelo diabo, foi com essa missão de resgate, e com a autoridade que Ele conquistaria seria o primeiro passo para destronar Satanás e suas armadilhas. Todos sabem que a batalha foi crucial, e como Satanás não podia matar Jesus, porque Ele não tinha pecado, precisava errar obedecendo uma sugestão do inimigo, e não o fez. “O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente.” (1 Pedro 2:22,23)
Se a batalha envolve vidas, estamos falando de você e de mim, que estamos envolvidos nessa guerra, pois Ele nos tirou de lá. “O qual (Jesus) nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.”. Foi exatamente por isso e para isso que o Espírito Santo O conduziu ao deserto para ser tentado pelo diabo, para haver o maior resgate de todos e nos fazer co-herdeiros da promessa que o Pai havia feito.
“O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, verdadeiramente herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” (Romanos 8:16,17). Então, quando estamos em uma batalha a nossa identidade de filho vai sendo consolidada e uma nova experiência será agregada no nosso histórico de homens e mulheres de Deus. Não entramos no deserto sozinhos, Ele sempre irá conosco e forjará nosso caráter para que o adversário fuja de nós. “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7)
Continua...
Comentarios