Agosto Lilás: Combate à violência contra a mulher
- Alessandro Bandeira
- há 3 dias
- 1 min de leitura

O ‘Agosto Lilás’ é uma campanha estabelecida pelo governo federal, transformando o mês de agosto em um período dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher.
A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O Disque 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial.
Nesta campanha, evidencia-se a Lei Maria da Penha, que foi sancionada em 7 de agosto de 2006, e surgiu da necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil. O nome homenageia a biofarmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes que sofreu duas tentativas de homicídio pelo marido, em 1983, e se tornou ativista da causa do combate à violência contra as mulheres.
A lei prevê a adoção de medidas protetivas de urgência para romper o ciclo de violência contra a mulher e impedir que o agressor cometa novas formas de violência doméstica, seja ela física, moral, psicológica, sexual ou patrimonial.