O NOVO NASCIMENTO - Parte 01
- Alessandro Bandeira
- há 3 dias
- 4 min de leitura

“Aquele que está em Cristo é uma outra pessoas as coisas velhas ficaram no passado e agora tudo é construído novo.” (2 Coríntios 5:17)
Minha preocupação com a igreja de hoje é o novo nascimento. Muitos estão aderindo ao programa da igreja, mas isentos de uma experiência profunda e verdadeira com o Espírito Santo. Segundo Jesus ninguém nascerá de novo sem essa obra magnífica que é o Espírito gerando uma outra vida.
Existem dois níveis de caráter: do homem natural e do homem espiritual. Não adianta cobrar uma conduta boa, aprovada e irrepreensível a alguém que possui o caráter do homem natural, pois ele não vai entender a visão do homem espiritual. Daí tantos problemas de liderança, pois queremos que alguém que não teve a experiência do novo nascimento responda com a mente regenerada, que ele não a tem. Precisamos levá-los à consciência do novo nascimento para que responda com esse caráter.
O NOVO NASCIMENTO é um tema fundamental na Bíblia, e é importante entender o que significa para nossa vida espiritual, pois se estivermos lutando com pessoas que não experimentaram esse processo estaremos em uma igreja de membros e não de discípulos que passaram pela experiência de nascer de novo. Eu confio em uma pessoa que nasceu de novo, mas não coloco o mesmo crédito em alguém que não possua essa nova natureza.
“Importa nascer de novo”, esse é o conselho do Dono do Céu. Quem deseja sustentar suas mazelas e seus pecados, geralmente utiliza muitos argumentos, desde os mais simples aos mais profundos. Você, por certo, já ouviu este argumento: “Deus me perdoe”. E eu posso ouvir Jesus dizendo: “De fato, você nasceu assim, meu filho, por isso precisa nascer de novo. Sem o novo nascimento não há acesso a eternidade com Deus”.
Nem todos têm a mesma velocidade de mudança, mas quando nascem de novo, desejam a nova vida em Cristo e querem se parecer com Aquele que as gerou; todos que nascem de novo se parecem com o PAI que plantou a semente. Os que nasceram de novo são gerados para uma nova vida pela semente incorruptível.
1 Pedro 1:22-25 diz: “Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.”
AÍ está a visão de quem comanda a eternidade. Precisamos ser gerados de novo para que a nova vida se manifeste e sejamos guiados pela nova natureza. Nosso problema é insistir em um resultado com quem não nasceu de novo, e vivermos frustrados, pois uma fonte de água má não poderá dar água boa, nem uma árvore ruim poderá dar bons frutos. “Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.” (Tiago 3:11,12)
Imagine a igreja de Jesus virar um clube bem estruturado onde tudo funciona bem, porém seus MEMBROS não são nascidos de novo, eles poderão ser até líderes bons, competentes, profissionais de ponta e ajudar bastante, porém no primeiro conflito a doutrina de Cristo não permanecem, porque na natureza do velho homem não existe lugar para a ação do novo homem, que uma vez regenerado raciocina com a mente de Cristo e deseja prosseguir para o alvo.
“Não que já a tenha alcançado, ou que já seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.” (Filipenses 3:12-21)
Continua...





Comentários