“Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” (Efésios 5:26,27)
O projeto de Deus para a Noiva é que ela seja santa e tenha honra. Jesus não vem buscar uma Noiva deformada, cheia de mácula ou com ruga. Ele vem buscar uma Noiva ornada na santidade e na honra. Há um versículo bíblico que diz: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” (Jeremias 33:3). O que isso significa? Que a Noiva tem princípios a cumprir e eu e você precisamos fazer a nossa parte para que quando o Noivo vier, a Noiva esteja pronta. Como ficaremos prontos, através de algumas atitudes como:
1.CLAMAR
No grego, clamar é gritar. No latim, é fazer com que as pessoas observem você. No hebraico, é ser aprovado. O clamor de ser aprovado é uma comunicação de ser aprovado, de forma que a voz passe por todos, sem ruídos, informando a todos que o Noivo chegou para buscar a Noiva.
O hebraico traz a palavra clamor como uma comunicação perfeita. Não precisa colocar força na voz para clamar, mas precisa colocar vida no caráter. É algo tão forte, que significa apenas se esforçar de forma inteligente para ser ouvido. João 1:19 diz: “E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu? E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo. E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu, profeta? E respondeu: Não. Disseram-lhe pois: Quem és? para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo? Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.” A voz que clama no deserto não é do Noivo, é da Noiva.
1.1 COMO CLAMAR?
O clamor será através da Noiva para que o caminho seja endireitado e as veredas não tenham tropeço. Então, esse clamor é:
Para preparar o caminho e não colocar a Noiva em perigo.
Fazer uma ação inteligente para que o caminho da Noiva seja seguro.
Para que o caminho da Noiva não tenha nenhum tipo de adereço contrário à Palavra.
Eu e você temos a responsabilidade de preparar o caminho para a Noiva, como facilitadores. E isso vai acontecer quando cada um entender e fizer a sua parte. Muitos têm clamado para que Jesus volte. Mas como o Noivo voltará para uma Noiva doente, para a geração do tanto faz, que não cumpre princípios. Você precisa ter cuidado com a sua forma de andar.
E aqui deixo 3 perguntas para você:
Você tem consciência da responsabilidade que é ser a Noiva de Cristo?
Você tem limpado a sua vida, enquanto Noiva e se preparado para receber o Noivo?
O que você está fazendo caracteriza ou descaracteriza a Noiva, constrói ou descontrói a Noiva que você é?
Cuidado com o seu caminhar para que seja de unidade com a Igreja onde você está. Entenda que unidade é caminhar juntos, ainda que pensemos diferente. Claro que a caminhada não é fácil, mas é possível. E nós somos responsáveis, o que nos constitui uma grande honra. Seja ousado e acredite nessa verdade. Você já tem evidências dessa verdade. Olhe para a sua vida e veja o quanto você já conquistou em Cristo... Então, caminhe de forma a se preparar mais e mais como Noiva para evidenciar o poder de Deus na sua vida.
Comentários