top of page

Aprenda a plantar Honra


A última noite do Seminário de Honra, neste sábado (18), iniciou com muitos louvores e adoração. Os céus de Manaus puderam testificar que “Deus fez grandes coisas”.


No templo do MIR, o Apóstolo Renê Terra Nova utilizou Romanos 11 como texto base para o estudo bíblico; uma epístola do Apóstolo Paulo direcionada aos cristãos membros da Igreja de Roma. O Apóstolo iniciou a palavra lembrando que somos uma igreja que segue dentro da Visão Celular no Modelo dos 12; o modelo que Jesus criou para alcançar toda a Terra.


"Modelamos Jesus, e quem imita Jesus nunca erra, logo, a Visão funciona para quem funciona na Visão. Imitamos Yeshua seguindo o exemplo também do Apóstolo Paulo, como diz em 1ªCoríntios 11.1, 'Sede meus imitadores, como eu também sou de Cristo'.


E foi esse mesmo Paulo que escreveu a carta mais inteligente; a carta dá norte à Igreja, em Romanos, ao falar sobre o Princípio da Honra. No contexto o Apóstolo destaca que a vantagem do Judeu e do Gentio se dá na graça de ser alcançado por Cristo e de viver no centro de sua vontade.


"Um líder de Honra com entendimento ampliado do que seja a honra, caminhará nesta visão confrontante. Mas aquela situação desonrava Israel, e Paulo escreveu esta exortação, pois quando a gente utiliza a desonra, a perseguição entra em nossa Geografia. Então, Paulo trás em seu discurso o princípio da honra: Jesus como o Centro", explicou o apóstolo.


Ele prosseguiu trazendo a reflexão sobre o que Jesus ensinou. "Maior é aquele que serve e que devemos amar uns aos outros. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês. Nunca falte a vocês o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor, como diz Romanos 12.10".



O apóstolo também destacou que preferir honrar a ser honrado é um grande desafio; é descer para que o Eterno cresça em nossas vidas.


"Nossa vaidade impede a Honra em nosso território. Não honre as pessoas porque você deseja que a honra seja devolvida. Ministério não é oportunidade, é vocação. E quem é vocacionado, cumpre o que lhe cabe. Por isso, é importante viver no amor que flui de Deus, pois onde o amor entra, o problema dissolve. Sua célula, macro célula, setorial, estará exatamente como o Eterno deseja para Seus propósitos".



O Apóstolo Renê ainda afirmou que vivemos em uma sociedade onde cada um quer ser honrado, exaltado, celebrado um culto a si mesmo. Por isso, é necessário treinar o caráter para honrar o seu próximo.


"Você não precisa disputar nada, apenas sirva a Deus, sirva a seu irmão, e você testificará a honra preparada para você, para sua família e geografia. Você planta honra, quando vive a vontade de Deus e imita Jesus, pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve. (Lucas 22.27)".



Apóstolo encerrou declarando que toda honra plantada tem uma recompensa e quem vai lhe honrar é Deus. "Nee você será grandemente honrando. Você será surpreendido pela colheita da honra. Aprenda a plantar honra. Quem planta esse princípio colhe resultado de excelência".



Plante honra, honrando a Deus


O convidado de honra da noite de encerramento, desta 15ª edição do Seminário de Honra 2023, foi o Pr. Djalma Pinho, que ministrou em cima de 1ª Reis 19:1-18, em que é narrada a história do Profeta Elias, no período do reinado de Acabe e Acazias; na narrativa, uma mulher cujo nome era Jezabel, que tinha grande poder na época, causou grande apostasia e perseguiu o Profeta Elias.


Para anunciar o poder do único Deus criador dos céus e da Terra que merece ser adorado, Elias enfrentou os 450 profetas de Baal e Deus venceu a batalha, mas Elias foi ameaçado por Jezabel e resolveu se esconder.


"Não importa quem esteja te perseguindo, ou qual situação você esteja enfrentando, você se recupera é na Palavra, no tempo com Deus. Elias foi se arrastando, na direção do Senhor; talvez você esteja se arrastando no ministério, na família, no trabalho, apenas continue, o Espírito Santo está com você. Não pare".


O pastor Djalma Pinho disse que Deus então indagou: Elias o que você está fazendo na caverna? Tá se escondendo do quê? Ele nos faz a mesma pergunta. Afinal, se Deus é por nós quem será contra nós? (Romanos .31) E aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. ( Salmo 91.1) Não deixe o medo esconder seu ministério, sua chamada, aquilo que Deus já começou a fazer na sua vida. Você está guardado por Quem nunca perdeu uma batalha.


"Há honra na tua casa, na tua Igreja, na tua família. A tempestade, o medo, a ansiedade, não podem roubar a sua fé. Mesmo sentindo vontade de parar, seu espírito é mais forte e ele te levará até Horebe, o lugar da adoração. Não aceite entrar na caverna, um lugar de escuridão, de miséria, destruição, desgraça, morte, comunicação truncada! Voltar para a caverna significa regredir, e nós devemos aproveitar esse momento para correr para os braços de Jesus e evoluir na comunhão com Deus".


O Pastor Djalma de Pinho pontuou que a caverna do medo, é uma falsa segurança, onde o inimigo tem mais facilidade para cercar você, pois a caverna é um cemitério. "Mas em nome de Jesus, não há lugar para a morte do seu casamento, do seu ministério e de seus sonhos.Faça igual ao profeta Elias, vá se arrastando para Deus nesse deserto, fique debaixo da sombra do Altíssimo, como o profeta ficou debaixo do pé de Zimbro. No Zimbro há honra, na caverna há desonra. Quando você prioriza Deus, Ele cuida das demais coisas. Confia no Senhor, não espere sua resposta nas ações humanas, aprenda a plantar honra, honrando a Deus em todas as áreas, sentimentos e propósitos na sua vida. Faça o que Deus espera de você"


Esperamos que você tenha sido grandemente abençoado neste seminário.

535 visualizações0 comentário
bottom of page