EXPANDINDO O TERRITÓRIO - Parte 1
- Alessandro Bandeira
- há 4 dias
- 3 min de leitura

“Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua descendência possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.” (Isaías 54:2,3)
Expandir o território será o maior desafio da nossa história de crescimento. Você me perguntaria: “Por quê?”. Porque estamos em zonas de conforto, estamos acomodados e distraídos, o que dificulta a conquista de qualquer líder. Acordar a alma para o propósito, precisa de um choque de realidade; e para despertar o espírito para a chamada que Ele nos fez, requer muita disciplina.
Precisamos reaprender a ganhar vidas, o que era nossa cultura. Hoje, esperamos que as vidas venham até nós, invertendo o processo da chamada, quando o IDE imperativo está aquietado em nós. Se desejamos ter resultados diferentes, precisamos sair da mesmice, pois os resultados de amanhã dependem da nossa atitude de hoje.
Então, para que possamos viver esse decreto, devemos agir, colocar o foco no propósito e romper com a sonolência espiritual. “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios; remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” (Efésios 5:14-17)
EXPANDIR A SUA TENDA
Quando eu falo de um grande desafio, é uma realidade; é difícil romper para recomeçar. É como se você tivesse o hábito diário de ir à academia, malhar o físico, e ficasse um ano parado. O que aconteceria? Você perderia todo o trabalho de uma vida, e para recomeçar requereria muita disciplina. É exatamente isso.
Deixamos as estratégias de crescimento da igreja local nas mãos de pessoas que não estavam interessadas na expansão, no mesmo nível que nós, e o resultado foi exatamente o que eu e você estamos vendo. Agora, para recuperar, precisa de esforço, porque não é fácil o recomeço. “Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa.” (Crônicas 15:7)
Em todo tempo, precisamos estar com a guarda dobrada para não sermos negligentes no comando dado pelo Senhor para expandir a tenda. Se Ele nos mandou fazer uma “tenda” como resposta da chamada, precisamos focar para estar alinhados com o Seu propósito. Não deixe que outros realizem o que está na sua competência, nem permita se dar desculpas por aquilo que é da sua inteira responsabilidade.
Nós, que somos linha de frente, não importa a liderança que estamos desenvolvendo, se secular, empresarial ou até mesmo na eclésia, o que vale é o foco. Se a ordem é para expansão, então, vamos fazê-lo. Não podemos estar recebendo uma instrução e ficar com ouvido de mercador, como se essa responsabilidade não nos fora imposta.
Precisamos ousar fazer o que deve ser feito, pois não estamos em um teste de estagiários, somos chamados para fazer o que Ele quer que façamos. Se discutirmos com Ele, perderemos, afinal, poderá o barro dizer ao oleiro: “Faça de outra maneira, porque não estou gostando que seja assim”, ou discutir com o Senhor para que Ele realize o nosso desejo e não o dEle? Essa alteração de ordem não funciona quando o que está em jogo são vidas. Vidas importam para Deus, assim como vidas devem importar para nós.
Vamos parar de dar sugestões e vamos fazer o que precisa ser feito. “Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou. Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? Como também diz em Oseias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada à que não era amada.” (Romanos 9:20-25)
Continua...





Comentários