EXPANDINDO O TERRITÓRIO - Parte 2
- Alessandro Bandeira
- 12 de jan.
- 4 min de leitura

“Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua descendência possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.” (Isaías 54:2,3)
Expandir o território será o maior desafio da nossa história de crescimento. Você me perguntaria: “Por quê?”. Porque estamos em zonas de conforto, estamos acomodados e distraídos, o que dificulta a conquista de qualquer líder. Acordar a alma para o propósito, precisa de um choque de realidade; e para despertar o espírito para a chamada que Ele nos fez, requer muita disciplina.
EXPANDINDO O TERRITÓRIO DE UMA FAMÍLIA MODELO
“E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido.” (1 Samuel 2:35)
A família modelo é o desejo de todo ser humano que sonha com um ambiente de paz e raciocina por princípios bíblicos, conservando os valores da visão patriarcal. O século está confuso, pois as bases da sociedade foram minadas por ideologias que transtornaram a mente dos integrantes da família modelo, e conceitos humanistas se ampliaram e perverteram o sentido verdadeiro do lar que tem o caráter de Cristo.
O que está em falta na sociedade é uma família para a qual possamos olhar e nos inspirar. Precisamos expandir o conceito de uma família aprovada, sem jugo, sem pressão, mas com o ensino focado na decisão de ser a expressão de Deus na Terra, uma família que busque, em primeiro plano, a Deus e a Sua Palavra. “Mas buscai primeiramente o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)
Se não tivermos esse conceito de família modelo, o que vamos expandir para os demais territórios? Uma casa que possui a vida de Deus é autoridade em qualquer ambiente onde se instale. Expandir nosso território como uma família modelo não é uma tarefa fácil, mas é possível, pois ainda que alguns na casa estejam contaminados com filosofias diferentes, podemos sobreviver com um testemunho aprovado.
O que estamos precisando para essa expansão é um sacerdócio firme, quando o homem está ajustado na sua função de suprimento e proteção do lar, e a esposa está pronta para suprir as necessidades emocionais e ser como a mulher frutífera ao redor da mesa, para que, debaixo da orientação do marido, a casa esteja bem ornada com o propósito do Reino.
Precisamos de expansão de valores, e isso implica em sacerdotes que tenham o conteúdo da vida de Deus e façam o dever de casa, onde o lar esteja doutrinado na verdade do Evangelho e caminhe saudável na visão que a família patriarcal apregoa. Para tal, o sacerdócio tem que possuir o caráter de Cristo e ser aprovado na visão da expansão de valores. Uma sociedade doente expande problemas, uma sociedade sarada expande soluções.
Vocês viram na introdução que para expandir o território de uma família modelo, precisamos buscar primeiramente o Reino de Deus e a Sua justiça. Isso significa colocar Deus no centro do propósito, desafiando a família a viver de acordo com os princípios que toda casa deve ter ao redor da mesa, o que só será possível se a Palavra for pregada nessa geografia familiar. Onde estiver o coração da família aí está o valor do Reino implantado. “E vos darei um coração novo, e um espírito novo vos darei; e tirarei o coração de pedra do vosso corpo, e vos darei um coração de carne.” (Ezequiel 36:26)
Uma família modelo é aquela que tem um coração novo e um espírito reto. É uma família que é guiada pelo Espírito Santo e que vive de acordo com a vontade de Deus e não negocia seus princípios. Porém não poderá faltar o amor, que é o vínculo da perfeição. Não expandiremos a visão de uma família modelo se ignorarmos o amor FILEU, que é o amor básico para superar crises e medos. Devemos nos amar, caso contrário estaremos fora da visão de manter um lar saudável. “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei.” (João 15:12)
O amor é a base de uma família modelo. É o amor que nos une e nos faz trabalhar juntos para alcançar nossos objetivos. Você me perguntaria: “Como vamos expandir esse território de família modelo, com tantas correntes ideológicas perturbando a mente da nossa sociedade?”. Bem, a primeira resposta está acima, recebendo o novo coração, que é uma mente disposta a ser moldada pelos princípios de Deus. E a outra questão é ensinar a Palavra em todo tempo, aproveitando cada oportunidade para que Jesus seja impetrado na mente de todos. Esta é uma ordem divina: “E ensinar-las-eis a vossos filhos, falando dos meus princípios assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.” (Deuteronômio 11:19)
Continua...





Comentários