EXPANDINDO O TERRITÓRIO - Parte 4
- Alessandro Bandeira
- há 3 dias
- 3 min de leitura

“Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua descendência possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.” (Isaías 54:2,3)
Temos mostrado nessa visão de expansão que “A família é a primeira escola de amor e a primeira igreja de Deus”. – Gary Chapman
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA EXPANDIR SEU TERRITÓRIO
“E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido.” (1 Samuel 2:35)
A família é um projeto de Deus, e quando Ele está no centro, o lar se torna um lugar de segurança, provisão e identidade. É fundamental que a família expanda seu território, não apenas fisicamente, mas também espiritualmente, moralmente e eticamente, para que possa cumprir o propósito de Deus. “E buscarão a Deus, e o acharão; quando, porém, de todo o coração o buscarem.” (Jeremias 29:13). A expansão do território da família é importante porque permite que seus membros vivam de acordo com os princípios e valores da Palavra. Quem criou a visão de expansão da família foi o próprio Deus na ordem que deu a Abraão, o Patriarca da Fé.
“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12:1-3)
Aí está a expansão para que todos, debaixo desse legado, fossem benditos, ou seja, abençoados. Mas essa expansão responsabiliza a prática da justiça, da misericórdia, da humildade e a busca da santidade com um caráter aprovado. “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.” (Hebreus 13:5)
“A família é a célula básica da sociedade e a chave para a transformação do mundo”. – Rick Warren
Quando a família se expande nos princípios e valores, torna-se uma fonte de bênção para as pessoas ao seu redor; é como uma oliveira que tem a capacidade de curar as outras árvores que estão doentes, e todas voltam a cumprir seu propósito, seja dar sombra, aninhar os pássaros ou ser frutíferas.
A família também precisa expandir seu território espiritual, buscando a presença de Deus e a orientação do Espírito Santo para as coisas mais simples, assim como as mais relevantes. Essa é a devocionalidade que desafia a família à prática da oração, da leitura da Palavra e da comunhão com outras famílias, com o objetivo de mostrar Jesus. “E orai uns pelos outros, para que sejais curados.” (Tiago 5:16)
A expansão espiritual é uma estratégia por parte de Deus. Assim como Ele mandou Abraão expandir território com a visão familiar, Ele também nos incentiva a viver a nossa missão territorial, até os confins da terra. “E irão por toda a terra, e pregarão o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15)
Quando a família se expande espiritualmente, torna-se mais forte e mais capaz de enfrentar os desafios da vida, sendo um modelo que faz com que outros possam repetir esse padrão e, claro, influenciar a sua geografia.
A expansão do território da família também é importante para a formação dos filhos. Quando os filhos crescem em um lar onde os pais estão comprometidos com a expansão do Reino de Deus, eles são mais propensos a seguir os passos dos pais e a se tornarem líderes espirituais, cumprindo a missão dos filhos ao redor da mesa, que são projetados como flechas polidas nas mãos do arqueiro valente. “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.” (Salmo 127:3)
A expansão do território da família é fundamental para que ela possa cumprir o propósito de Deus e viver de acordo com os princípios e valores da Sua Palavra. É importante que a família se expanda espiritualmente, moralmente e eticamente para ser uma fonte de bênção para as pessoas ao seu redor. Não existe credibilidade maior do que a da nossa casa, onde se forma um caráter que dará honra as gerações futuras.
Continua...





Comentários