O RESULTADO DO CARÁTER APROVADO - Parte final
- Alessandro Bandeira
- há 5 dias
- 3 min de leitura

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2:5-8)
Vimos, no estudo passado que os que alcançam um caráter aprovado, quando têm o poder nas mãos, dão excelente resultados, mantendo a simplicidade. Caráter aprovado é subir um degrau de êxito na vida, e entender que temos que descer pelo menos dois de humildade. O resultado de um caráter aprovado é se encontrar cada vez menos com os erros de menino e se afastar cada vez mais da mentira. Por quê? Porque a mentira é um ato de desonra, que produz fruto de morte, mas infelizmente está presente na vida de muitos cristãos.
Pelo fato de muitos permanecerem na mentira, eles se acostumam tanto com a mentira que não sabem lidar com a verdade. E como vimos anteriormente, justiça e verdade são a base do Trono de Deus e estão presentes na vida daqueles que têm um caráter aprovado. Essa é uma verdade porque filhos de Deus devem sempre estar alinhados com a justiça e a verdade, sem compactuar com mentiras ou farsas. Está escrito: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Números 23:19)
Onde encontramos a verdade, também encontramos a aprovação do Pai. Jesus é a essência da Verdade. “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João14:6). E João 17:17 nos orienta a sermos santificados na verdade. “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” A verdade é um princípio que nos conduz a outro princípio, a honra.
FILHOS DE DEUS ALIADOS DA VERDADE
Filhos de Deus são aliados da prática da verdade. Na nossa linguagem, a verdade tem que estar presente em cada palavra. Se nos mantemos na verdade, praticamos a justiça de Deus e alcançamos conquistas relevantes. Não podemos cumprir Marcos 15:16: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”, se não praticarmos a verdade. Só conseguimos responder com fidelidade ao propósito da chamada que recebemos de Deus se estivermos pautados na verdade e na justiça, apoiados na base do Trono de Deus.
“Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.” (I Tessalonicenses 5:24). A fidelidade é aliada da verdade. “Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.” (Tito 2:8). Esse versículo mostra a importância de falarmos a verdade. Os que falam a verdade são possuidores de uma linguagem sã e irrepreensível e honram a Deus com suas vidas, não envergonham o Reino nem o Rei.
Um caráter aprovado reflete o caráter de Jesus, assim como um espelho reflete uma imagem para aquele que vê. Quando o nosso caráter é aprovado, transparecemos Jesus da forma como Ele é. Diferentemente do que muitos pensam sobre transparência, refletir Jesus é transparecer quem Ele é para os outros.
Transparência é o que precisamos para ter o caráter de Cristo e refletir Cristo no caráter de outros. Porém, é muito comum as pessoas se confundirem com o verdadeiro significado de ser transparente. Algumas até se dizem transparentes, mas fazem a afirmativa baseadas em meias verdades ou em conceitos equivocados. Grosseria, por exemplo, nada tem a ver com transparência, é falta de educação.
Um caráter aprovado, que trabalha com transparência, consegue refletir a luz de Deus porque venceu suas limitações, as meias verdades e consegue se entregar por inteiro, mantendo aceso o brilho da glória de Cristo em seu interior. Estes venceram as exortações, os treinamentos e estão capacitados pela doutrina bíblica a cooperar com o Reino e marcar outros pela sua transparência.
A transparência é para aqueles que não estão preocupados com o que vão conseguir no Reino, mas em conseguir agradar ao Senhor do Reino. Estão sempre abertos a aprender mais e a desvendar novos territórios. Eu acredito que esse é o seu desejo enquanto filho de Deus.





Comentários