“Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; não atentando nós nas coisas que se veem, mas sim nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, enquanto as que se não veem são eternas” (2ª Coríntios 4:16-18).
O texto de 2ª Coríntios 4:4 fala que o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos para que não lhes resplandeça a luz do Evangelho de Cristo. Mas, o versículo 16 mostra que ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, desfalecendo, o nosso homem interior se renova todos os dias. Essa é a certeza de que temos da parte de Deus se seguirmos os princípios estabelecidos em Sua Palavra.
E o texto de Romanos 6:4 diz que o homem interior está-se renovando para que possa andar em novidade de vida. Essa renovação nos garante, dentre tantas outras coisas, três elementos fundamentais para o sucesso em todas as áreas de nossa vida: Coragem, Santidade e Fidelidade.
1. CORAGEM
Um dos maiores inimigos do homem é o medo, um espírito maligno que paralisa a fé e inopera a ação. Mas Deus quer que você saiba algo: aquele que se renova por dentro perde todo temor. Portanto, pegue o medo e jogue-o no lixo. Agora, como fazer isso? Pelo amor! O que ama a Deus lança fora todo o medo (1ª João 4:18).
A Bíblia diz que Davi era pequenininho, mas o seu homem interior era grande. Isso é tão verdade, que Davi tragou e derrubou o gigante Golias (1ª Samuel 17). Davi não encontrou problemas, porque conhecia e amava a Deus, a tal ponto de rejeitar uma armadura de combate e confiar que somente com uma funda e uma pedra daria fim ao homem que mais amedrontava e afrontava o exército de Israel.
O homem renovado não compartilha e não aceita o medo, mas o renuncia, porque conhece o amor de Deus e reconhece que o medo é uma regência espiritual. Satanás planta medo em nossa alma, porque quer paralisar a fé e inibir a ação. Não devemos ser temerosos, mas, sim, ousados.
Precisamos fazer exatamente o que a Palavra nos manda fazer: “... Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de coragem, de amor e de moderação.” (2ª Timóteo 1:7).
Como fez Davi ao incircunciso Golias, assim nós faremos também. Deus ampliará a medida do nosso homem interior, a ponto de tragarmos e derrubarmos qualquer gigante que queira ameaçar-nos. Você dirá para todas as situações adversárias que elas não conhecem a estatura do seu homem interior, que tem uma medida ilimitada.
Então, se está sobrando medo e faltando amor em você, comece agora mesmo a buscar socorro em Deus, e você terá autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada lhe fará dano algum (Lucas 10:19). Creia nisso e prepare-se para estudarmos semana que vem sobre Santidade e Fidelidade.
Continua...
Kommentare