UM CONVITE PARA VIVER NO SOBRENATURAL - PARTE 2
- Alessandro Bandeira
- 28 de set.
- 4 min de leitura
Atualizado: 29 de set.

“Assim na terra como no Céu.” (Mateus 6:10)
O que temos visto, na verdade, são pessoas inteligentes intelectualmente, mas enfermas de alma e, por isso, desabilitadas e sem autoridade para abençoar as pessoas e a sociedade na qual vivem. Quando falamos que a honra é um convite para viver no sobrenatural, desafiamos a nós mesmos a raciocinarmos sobre qual o tipo de honra que queremos viver.
Assim é Pli’ah, o acesso ao sobrenatural. Precisamos experimentar dessa manifestação de sinais, prodígios, maravilhas e milagres, que são um avivamento para mudança de sorte. Isso só é possível pelo princípio da honra. O sobrenatural não é legado dos espertos, mas dos filhos que se dispuseram a viver o princípio da honra. E esses são:
1. OS QUE PRATICAM E OBEDECEM. 2. OS QUE SÃO LEAIS AOS SEUS MENTORES
3. OS QUE SE MOVEM NOS DONS DE DEUS
Aprender a se mover nos dons que Deus nos confiou é a forma da honra ser consolidada no nosso território. Eu descobri que os dons espirituais são uma ferramenta divina que recebemos das mãos do Eterno para estabelecer o princípio da honra.
Os dons espirituais contidos em Romanos 13 falam exatamente do ministério de cada um e como devem ser exercidos. Mas ninguém conseguirá manter esses dons em operação se houver falhas no caráter e se quebrar o princípio da honra. A honra mantém os princípios espirituais em ordem. As pessoas que se movem nos dons espirituais movem-se no sobrenatural, e a honra será sedimentada. Curiosamente, talvez você nunca tenha pensado nisso nem avaliado dessa forma, que os dons espirituais são resultado da honra.
Deus não entrega dons espirituais para quem vai desonrar Deus e o Rei, a Igreja e o Seu povo. Por isso, precisamos nos levantar com inteligência, marcados no campo da sabedoria, para que o exercício dos dons espirituais se torne uma verdade na nossa vida e a honra seja instalada em nosso caráter.
Devemos lembrar que algumas coisas que Deus nos deu foram tão-somente por misericórdia, e não porque estamos praticando o exercício da honra. É nesse ponto que muitos confundem carisma com sobrenatural, quando, na verdade, o sobrenatural traz respostas sobrenaturais. Quando estamos mergulhados no sobrenatural, o Senhor nos faz ver e entender que o Reino dEle está se alargando. Os dons foram entregues exatamente para que o acréscimo do Reino fosse alargado, e as cordas da tenda da habitação não fossem detidas. Por isso, precisamos do exercício dos dons espirituais para que a honra seja estendida no nosso território.
Talvez você nunca tivesse avaliado o fato de que os dons que você têm, nos quais você flui, para serem mantidos de pé no sobrenatural é preciso da consolidação da Honra. Eu diria que é uma surpresa para nós o entendimento de que a honra é um convite para viver no sobrenatural e que nos leva à prática da obediência, bem como ser leais aos nossos mentores e nos movermos nos dons espirituais. Isso tudo fala de uma convocatória muito mais ampliada do que já avaliamos em toda a nossa vida.
Se eu tivesse esse entendimento antes, muita coisa teria sido evitada em minha vida. Creio que José teve esse entendimento, tanto que fluiu nos dons espirituais, porque no seu passado e em toda a sua vida, nunca quebrou nenhum dos princípios da honra. Pelo contrário, todos os princípios foram trabalhados na casa do seu pai, na direção dos seus irmãos, quando escravo na Casa de Potifar, quando preso na direção da cadeia e masmorra, onde cumpriu uma pena indevida, e, posteriormente, no Palácio. Isso se deve ao fato de que quem sabe viver bem na casa do pai sabe viver bem em qualquer outro lugar, inclusive no Palácio.
Observe o proceder de José. Em nenhum momento, ele murmurou. Antes, em todas as situações de adversidades, vencia com inteligência e sabedoria. Por isso, precisamos abrir a nossa mente e saber que cada fase da nossa vida é um treino para nos fortalecer, para entrarmos no sobrenatural e exercermos a Honra no nosso caráter. Eu acredito que a Honra é um convite para viver no sobrenatural apenas na vida daqueles que decidem pela prática da obediência.
A prática da obediência nos leva a caminhos novos, sedimenta o nosso caráter e a nossa lealdade aos nossos mentores e faz de nós líderes mais preparados a cada dia, que só fazem bem aos seus líderes e liderados. Lembrando que quando nos movemos nos dons espirituais de forma sobrenatural, a honra do Senhor vai sendo consolidada no nosso caráter. Não acredito que pessoas que desonram Deus, Seu Reino e Seu povo possam fluir nos dons. A verdade é que se a regra de ouro é quebrada, é porque o princípio da honra não foi estabelecido. Não há como o sobrenatural se manifestar se a honra está arranhada. Somente através de um conserto, a promessa do Eterno se cumpre literalmente na nossa história.
Acredito que uma geração nova se moverá por esse princípio, entendendo a sabedoria de José, que ele não deixou para trás seu pai, seus irmãos, Potifar, a prisão, o rei e o reino. José se movia nos dons espirituais e entrou no sobrenatural, porque entendeu que a senha para a vida e para a mudança era a honra. José, o hebreu, soube usar essa senha, Sharah, e a guardou de forma singular. E, no momento exato, entregou-a a Faraó, ao rei que não sabia usar a senha com seus códigos secretos. E por não saber usar a senha, confiou nas mãos de José a bênção de reinar no lugar dele e fazer mudanças na história da sua geração.
O que aprendemos na história de José é que todos podem fazer suas rotas, contanto que em nenhuma delas falte a sabedoria de militar por veredas de honra. Mesmo que, no curso do caminho, muitas coisas não estejam aparentemente convergindo para o que nós esperamos, o caminho da honra nunca falha. Quando entendemos que essa senha foi acionada e que entramos no campo que nunca imaginamos na vida receber e palmilhar por ele, é porque estamos no exercício do sobrenatural. E, com certeza, os dons de Deus entraram em profusão e estamos consolidando o que não tínhamos antes entendimento. Verdade é que todos nós precisamos viver nesse sobrenatural, debaixo do convite da honra. Só pode viver essa realidade os que praticam a obediência e os que são leais aos seus mentores, para se moverem nos dons de Deus e consolidarem a Honra que Deus confiou a líderes com o caráter ilibado e uma vida aprovada no campo que milita e na geografia da confiança.
Continua...





Comentários